Depois do Pisa... Teoria Crítica, Paulo Freire e Rubem Alves...
Dia 30 conversamos sobre um contraponto à tendência
conteudista que domina os debates curriculares escolares no mundo todo.
Trouxemos a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e Paulo Freire para
complementar a aula número 1 em que analisamos a importância do Pisa e a necessidade
de reformulação do ensino, em especial nas áreas da Matemática, Português e
Ciências.
Enquanto nos perdermos em polarizações, deixaremos de pensar
a função formadora da escola. Uma formação integral do ser que precisa
concentrar esforços tanto em transmitir conhecimentos úteis a serem
transformados em aplicações práticas ao mundo real diversificado dos alunos,
quanto torná-los cidadãos críticos e transformadores de uma realidade que não é
justa nem humana.
O professor precisa ser um potencializador da aquisição das habilidades
e capacidades que inserirão o aluno no mundo real, globalizado e capitalista,
dando-lhe condições de dividir espaços e tempos em condições de igualdade com
os demais; mas também deve conceder-lhes ferramentas morais e críticas para
alterar os rumos de uma sociedade que mergulha cada vez profundamente na
desigualdade, no consumismo e no esgotamento dos recursos naturais de um
planeta que é o placo de todas as realizações para as quais a escola o está
preparando.
O Taoísmo e o Budismo adotam o Caminho do Meio como
equilíbrio supremo. Enquanto puxarmos a corda para um lado – ainda que ele
reflita as necessidades invariáveis de um sistema político-ideológico-econômico
hegemônico – ou para outro – ainda que este encerre o idealismo da convivência
humana sem classes –, estaremos distantes de dirigir a educação para o vetor
que talvez consiga um equilíbrio saudável e coerente tanto das necessidades urgentes
de transformação quanto do conhecimento que promove a evolução científica.
Terminamos nosso encontro assistindo a uma entrevista de
Rubem Alves. Quem sabe o humanismo prático de Alves seja o condutor para encontrarmos
o equilíbrio entre as propostas antagônicas.
Textos lidos e debatidos:
Textos lidos e debatidos:
https://escoladainteligencia.com.br/paulo-freire-entenda-sua-importancia-para-a-educacao-brasileira/
Prof. Me. Carlos Eduardo Bizzocchi
ola pessoas, eu gosto da metodologia de Paulo Freire, me preocupa nesse governo atual de 2019 que condena o sistema de ensino Paulo Freire, minha duvida é em relação a aprendizagem e as mudanças na educação, pode ser que daqui alguns anos tenho uma outra reflexão a respeito, mas nesse momento penso que pais está passando por uma reforma fascista , que me assusta s´somente sabermos se isso vai se no decorrer do governo, mas confesso que estou preocupado.
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