Postagem Pedro Henrique Bernardes (2)


EVASÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
A pesquisa realizada tenta buscar e entender os motivos que levam aos alunos do ensino médio não participarem das aulas de educação física.
A pesquisa foi realizada com vinte educandos, de uma escola pública no bairro de Campo Grande na zona oeste do Rio de Janeiro.
Desta forma identifiquei em cima do estudo que a percepção dos alunos em relação a falta de interesse nas aulas de educação física estão baseados na falta de estrutura da escola, na falta de técnica do professor em relação a aulas inclusivas e também a falta de criatividade para transformar as aulas rotineiras em aulas onde eles sejam seduzidos pela quebra da rotina, incorporando métodos interdisciplinares para agregar as aulas, onde os alunos entendam que a educação física não serve apenas para quem quer praticar uma modalidade esportiva, mas sim para sua saúde física, mental e social.
No caso dessa escola entendo que a solução seria uma inovação pela parte dos professores, que muitas vezes estão acomodados com o método de ensino e não vão à busca de atualização.

Comentários

  1. Lidianne Santos
    Acredito que o Brasil inteiro é 'acomodado' e por isso demora muito para avançar, quando avança! A maioria dos professores está em uma zona de conforto, dentro do mesmo barco encontra-se os alunos que preferem aceitar a situação ao invés de tentar mudar/transformar a escola que estudam, por isso para diminuir a evasão, concordo que as aulas deve se tornar mais atrativas, mais estimulantes, e se preciso for adaptar material e ambiente, para que vejam o quão interessantes, contribuintes são as aulas de educação física.

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  2. O professor precisa de fato sair de dentro da caixa, pensar de forma diferente, fazer algo que surpreenda para não ficar na mesma coisa sempre, a repetição causa algo cansativo, desgostoso de ser feito, vimos isso em diversas aulas, onde o jogo ou a brincadeiras estava começando a fluir e os professores mudavam, pois se algo fica por muito tempo, ao invés de gostarem vão passar a achar chato. Realmente a estrutura das escolas Brasileiras estão muito abaixo do que deve ser.

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  3. Vejo esse assunto vejo que precisa ser abordado desde a iniciação do aluno no ensino, mostrar que a educação física assim como todas as outras matérias e assuntos incluem aprendizados diferenciados e educativo onde levará o aluno ao diferencial no futuro, a educação física em sua forma de estudo leva uma fama elevada de pratica de esporte e jogos onde na verdade o tema e conteúdo vai alem de uma bola e um apito, levando em consideração que os professores devem mostrar suas cartilhas e fazer com que o aluno se interesse pela matéria por si e suas curiosidades e maravilhas que nela há. assim como as preferencias dos alunos a cada gosto e genero podemos fazer com que um aluno que ama a matemática goste da educação física fazendo cálculos de IMC ( Índice de Massa Corporal ), e assim por diante.
    Jeferson Oliveira

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  4. Infelizmente a maioria dos docentes que estão lecionando atualmente não estão nem aí se tal aluno não participa de sua aula prática, para eles, é até melhor pelo fato de um menor número de alunos participantes da aula, quando deveria ocorrer totalmente ao contrário, ele deveria de preocupar e investigar para buscar saber o motivo de tal resistência a prática, talvez o aluno esteja sofrendo algum bullying, com problemas familiar e até mesmo não sabendo o real motivo da importância da aula. O papel do professor é martelar a importância da prática, e para que isso ocorra ele deve agir de tal forma a cativar o aluno e traze-lo para dentro do contexto de sua aula dentro da medida do possível

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  5. O professor que participa de capacitações e reciclagem de conhecimento, faz com que a aula não fique naquela mesma coisa de sempre, pois sempre ele está inovando e com isso faz com que os alunos se intessem cada vez mais pelas aulas.

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  6. São números alarmantes , o problema está crescendo a cada ano , mas o que fazer pra mudar esse cenário a resposta está no planejamento,na diversificação de aulas, estudo sobre o tema, sobre a cultura dos alunos.
    E notório a falta de interesse do profissional, por experiência do estágio pude perceber que aulas pragmáticas facilitam o trabalho do professor, não necessitando da busca , do estudo.

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