Postagem Renan Wesley Veloso (2)
Paulo Freire diz que na verdade os professores não estão ensinando o conteúdo, mas sim discursando sobre os perfis dos conteúdos para o jovem mecanizar algum desses perfis.
Ele faz um discurso de maior abertura das escolas, mas isso só fica no papel, pois na prática isso não é feito pela sociedade, continuamos autoritários e isso gera uma inconsistência no que é feito.
É mostrado o tamanho da importância de sua obra “pedagogia do oprimido” quando é dito que pessoas de outros países estavam lendo ele em outros países, isso mostra o tamanho da proporção de sua obra, fora que utilizam e reconhecem-no muito nos outros países como foi dito em sala de aula.
Ele acredita que devemos buscar de fontes de conhecimento distintas para não nos atrelarmos apenas a um modelo e tomarmos ele como o único certo. Devemos realmente ampliar o conhecimento buscando fontes distintas, e assim irmos aderindo àquilo que melhor se caracteriza a nós.
Ele se diz um educador socialista e não é liberal. Ele diz que o modelo capitalista só é como é por conta de moldura democrática da Alemanha, França... E se for tirado diversos fatores o capitalismo se torna até pior que o que ele prega.
Creio que o Capitalismo é como é, pois querendo ou não alguém deve ter a ideia e investir para poder fazer acontecer, e assim gera emprego, com isso o que a classe operaria produz não pertence de fato a ela, mas sim da pessoa que passou o tempo planejando e buscando a melhor forma de fazer acontecer.
https://www.youtube.com/watch?v=nwU-F7Fu6Js
Renan Wesley Veloso RA: N879HH-8
Pedro Henrique
ResponderExcluirEntendo claramente os ideias de Paulo Freire, mas acho uma pouco utópico para um país como nosso, pessoas intolerantes e egoístas. Pois com um sistema de governo corrupto o socialismo poderia acabar deixando as pessoas mais pobres e os alunos mais leigos enriquecendo ainda mais o sistema do governo.
Porém temos que ter ideias para mudança assim como ele, buscando alternativas para transformação da nossa nação através de uma educação multiculturalista.