Postagem Bruno Arcaro (2)

PAIS x ESCOLA – QUEM EDUCA?
O vídeo nos traz parte de um debate com Mário Sérgio Cortella acerca da educação dos filhos (pais x escola).
Hoje, é comum a sociedade confundir a escolarização com educação, sendo notório a ausência de imposição e limites necessários dos pais com seus filhos, deixando a situação sob o controle das crianças, como também da escola. Essa falta de conduta e limites tem ocasionado na agressão e desrespeitos com muitos professores, tornando a educação no caos a qual se encontra atualmente. Os pais estão jogando cada vez mais suas responsabilidades a outras pessoas e a escola mais uma vez sendo vítima e encarregada de mais uma tarefa, que, a princípio, não seria inteiramente um de seus deveres perante a sociedade.
Segundo Cortella ‘’ Somos os primeiros adultos no dia-a-dia de uma criança a exercer autoridade sobre ela, autoridade não é autoritarismo, autoridade é a responsabilidade de comando’’. Isso acaba sendo inaceitável para muitos pais, contudo, o erro iniciou-se por culpa deles e sua falha na imposição perante os filhos.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Y5lBljqYdNg

Comentários

  1. Realmente isso tem sido um problema cada vez mais presente, principalmente em escolas públicas, os pais estão deixando de exercer sua autoridade perante os filhos. Os professores acabam por ser a primeira pessoa que exercem esse papel autoritário, sendo assim os alunos acabam por ter reações negativas "por que irei obdecer o professor, se nem obdeço meus pais". Esse papel educativo e autoritário tem que partir dos pais e da família para que os filhos tenham um melhor desenvolvimento escolar e educativo.

    Zyon Cruz
    D0607B- 3 Comentário 6

    ResponderExcluir
  2. olá pessoas, interessante o que o Cortella disse, que a base da educação é dos pais, concordo parcialmente, mas não podemos culpar o pai que não teve a educação pois ele também foi um filho, desigualdade social, analfabetismo, falta de informação, pobreza miséria, penso que isso é câncer maligno que está alem da cura, lembrando que a minha opinião pessoal não se influencie pela minha ótica, mas refletida sobre essa questão e talvez ficará sem resposta como eu fiquei..
    at.

    ResponderExcluir
  3. Lidianne Santos
    Os pais são as primeiras pessoas com maior poder afetivo sobre os filhos, porém atualmente deixam-se levar pelo cansaço e falta de disponibilidade de tempo por conta do trabalho, então acabam "educando" seus filhos da maneira mais fácil possível, mas, meu ver sobre isso, é que mesmo com a falta de tempo dos pais eles devem ao menos por pouco tempo participar da vida dos filhos, seja escolar, seja pessoal, a aproximação dos pais é muito importante, e por vezes o aluno substitui a aproximação dos pais pelo professor, por outras ele o professor sofre com a falta dela, pois a ausência dos pais traz prejuízos escolares e social aos alunos.

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma postagem muito importante e muito bem escolhida para os dias de hoje, pois percebemos nitidamente que os pais estão delegando à escola e ao professor a tarefa de educar. A educação é dever dos pais, a escolarização é uma parte da educação. O problema está no fato de que, ao mesmo tempo em que os pais deixam essa tarefa para a escola, eles querem que o aluno seja educado aos moldes do que ele acha certo. Assim, está criado o caos da educação no momento, sendo os pais submissos aos filhos, acovardados, sem autoridade, formando uma geração mais fraca, sem conduta e sem ética. Tendo em vista os casos de violência aos professores, cada vez mais numerosos e agressivos, esse é um ponto a ser muito discutido e de muita relevância dentro da educação.

    June Ferraz Musselli
    R.A. C791IE-0

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O filme "A Onda" - uma reflexão pedagógica

Postagem Adélson Silva (3)

Postagem de Rodrigo Marques Filho