Postagem Bruno Arcaro (3)

INTEGRAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE
O artigo ‘’Comunidade e escola: reflexões sobre uma integração necessária’’ nos mostra uma pesquisa realizada em escola pública e outra conveniada, através de entrevistas e questionários envolvendo também sua comunidade.
Através das nossas aulas em Prática de Ensino: Integração escola-comunidade, sobre o tema em questão, sabemos da importância da participação e do elo entre a escola e sua comunidade, proporcionando benefícios para o processo de aprendizagem dos alunos. É de extrema importância que a escola conheça a realidade de sua comunidade, bem como esta também conheça a realidade de sua escola, tornando-se participativa. É necessário a execução e implementação de projetos escolares em sua rotina pedagógica, envolvendo assim sua comunidade na construção do conhecimento, criando meios mais comunicativos e participativos entre ambas, respeitando sempre as individualidades dos envolvidos. Desta forma, todos os elementos no processo de aprendizagem criam um sentimento de valorização e assimilam a importância da escola em suas vidas.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602010000200016&script=sci_abstract&tlng=pt

Comentários

  1. Lidianne Santos
    Realmente é preciso que os pais acompanhem os filhos no processo escolar, pois, os mesmo não tem ciência da maneira como funciona o aprendizagem, e além do mais sendo mais participativos poderão perceber por quais dificuldades os professores passam, como falta de material, falta de respeito e valorização, assim poderemos auxiliar no progresso da comunidade e eles no avanço ainda da educação, valores e respeito ao próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidy, mas na vida real a maioria não acompanha, pois que eu tenho visto e os pais trabalharem pagar uma vizinha pra cuidar, quando não são separados, ou ate pais presos etc, é essencial a participação da comunidade mais de forma integral acho muito difícil..minha opinião pessoal.

      Excluir
  2. Em ralação a interação de escola comunidade é certo que a escola e comunidade deveriam ter uma relação participativa de ambas as partes porem falta iniciativa de ambos os lados. A uma falta de interação de varios pais principalmente em escolas publicas, a uma falta de projetos que iniciem esse interações entre escola e comunidade. Se os alunos tivesem essa relação é provavel que desenvolvimento deles serião muito melhor. Além disso os pais também terião o conhecimento do estado atual da escola e pelos problemas que os professores passam.

    Zyon Cruz
    D0607B-3 Comentário 2

    ResponderExcluir
  3. Juliana Bee RA: D13BDH-5 - Ciências Biológicas

    A comunidade em que vivem os alunos tem um poder de influência muito alto nos alunos. Podemos observar isso de várias maneiras, tais como: "Professora, não vou estudar, vou ser bandido como meu irmão."
    Essa frase foi dita por um aluno de 9 anos em um colégio municipal de uma cidade bem perto da nossa.
    Como convencer um aluno do contrário? Portanto, observamos que a maneira de vida fora da escola, ou seja, em sua comunidade pode influenciar muito na criação e aprendizagem dos alunos. Comunidades que são dominadas por violência, outras que existem trabalhos para unir e ajudar socialmente, também interferem de maneira positiva.
    Portanto, é necessária a interação da escola com sua comunidade, saber onde e como atingir os alunos da melhor maneira possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana é triste ler essa afirmação, mas é a realidade, eu penso que mais alem que a comunidade, é importante sim a comunidade, mais não resolve o problema penso que seria algo abrangendo uma politica social governamental, até privada, é algo complexo pois envolvem pobreza,moradia,educação dos pais, é triste pensar em algo que está difícil de alcançar minha opinião pessoal.
      at.

      Excluir
  4. Seguindo a linha das opiniões dos colegas a escola deve elabora um Projeto Político Pedagógico-PPP, de forma participativa da comunidade escolar, onde as características negativas da comunidade em quer a escola esta inserida possa servir como base de transformação do ambiente educacional, aqui vou ilustra duas situações para maior compreensão dos caros amigos leitores. 1° Por que uma criança quer se torna jogador de futebol? talvez porque todo ambiente lhe mostre que é favorável ser um jogador de futebol, por questões financeiras, fama, sucesso e etc. 2° por que uma criança mostra afinidade em ser bandido e/ou traficante, talvez porque o ambiente ao qual ela está inserida apenas mostra que roubar e traficar traz um status de superioridade dentro da sociedade a qual ela faz parte, lembrando quer podemos ter outras respostas além dessas, entretanto o objetivo aqui é mostra quer o ambiente é algo influenciador, então devemos entender a realidade dessas crianças e mostra que a escola é uma ambiente de transformação e que possibilita ir além, mas para isso acontecer a sociedade deve reconhece o professor como agente de transformação e o mesmo busca mudanças.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O filme "A Onda" - uma reflexão pedagógica

Postagem de Rodrigo Marques Filho

Postagem de Isaac Canalli