Postagem Jeferson Oliveira (1)
Em algumas pesquisas que fiz sobre inclusão escolar vejo que as diferenças e desconforto dos educadores em relação ao mesmo é grande, e quando falamos em inclusão em alguns momentos os próprios educadores tem uma negatividade.
https://apeoespsbc.com.br/storage/app/media/cursos/inclusao-escolar-mantoan.pdf
nesse texto Mantoan diz que os deficientes são desvalorizados nas suas competências laborais, escolas já estão incluindo esses alunos, porém esquecendo de preparar os educadores para uma nova transformação de ensino, não só os professores como os alunos tem mais a aprender com um alunos especial e suas qualidades.
Construir uma escola de inclusão deve se iniciar com uma comunidade inclusiva, pais e professores alinhados com a necessidade daquele aluno em questão e fazer com que os alunos entendam que inclusão vai além de uma sala de aula.
https://apeoespsbc.com.br/storage/app/media/cursos/inclusao-escolar-mantoan.pdf
Sem dúvidas para quer ocorra transformação da escola em um modelo ideal de inclusão aos deficientes, todos devem participar seguindo um modelo de planejamento escolar participativo, junto com uma gestão democrática, envolvendo todos os seguimentos da escola pais, alunos, professores, servidores e toda comunidade que compõe esse ambiente educacional, mais entre os citados anteriormente o professor é o qual agrega maior oportunidade de fazer uma melhoria em aspectos de inclusão e de desenvolvimento, por está maior parte do tempo em um ambiente com alunos que possui necessidades e qualidades distintas cabendo o mesmo buscar especialização para as múltiplas competências direcionadas a ele dentro do ambiente educacional inclusivo.
ResponderExcluirConcordo plenamente com o Adelson. Há necessidade de se criar, transformar um planejamento escolar participativo onde todos os membros da comunidade escolar estejam por dentro e desenvolvam um trabalho juntos. Porém, acredito que não basta "pregar" essa ideia, e sim acompanhar tudo de perto. Um exemplo claro, uma escola em que trabalho, se fala tanto em inclusão, fizemos um adendo a esse assunto no PPP, mas um de nossos alunos (autista) está numa sala onde a professora desenvolve atividades exclusivamente para as demais crianças. Onde a cuidadora de educação especial (auxiliar) que deveria "apenas" acompanhar esse aluno durante as aulas, acaba desenvolvendo um trabalho muito mais apropriado a essa criança durante os momentos em que a professora não está. Então pergunto, onde está a inclusão? Você não está incluindo um aluno só porque está em sua sala, mas está tirando o direito dele de poder se desenvolver mais, socializar... Em contrapartida, nessa mesma instituição há professores que fazem belíssimos trabalhos com todos, adequando toda aula, brincadeiras e atividades para que aquele aluno de inclusão necessita, sem contar o quanto está agregando as demais crianças na questão de respeitar as diferenças. Por isso, infelizmente é preciso estar muito atento no que acontece dentro de sua escola e se aquilo que a proposta diz (e a lei) está realmente sendo seguido.
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