Postagem Renan Veloso (3)

Esse texto diz sobre o processo de avaliação no Brasil
Antigamente era avaliado apenas para verificar se os alunos tinham memorizado os conteúdos, os alunos não aprendiam apenas decoravam.
            Ainda hoje não mudou muita coisa. O que mudou foi que a educação deixou de ser algo agressivo para ser algo mais brando.
            Esse método de avaliação não é eficiente porque não vê de fato o que o aluno aprendeu, mas apenas o que o aluno decorou para reproduzir naquele momento.
            Vemos que esse processo de avaliação vem de muito tempo, onde o foco não é o que é aprendido, mas sim o que o aluno reproduz, de forma que simplesmente diz o que foi ensinado, muitas vezes não entendendo o porquê disso. A falha desse modo é que avalia a capacidade de decorar, mas muitos alunos têm outras capacidades que são melhores, mas são mal avaliados por conta de um método que busca focar em apenas um como o “certo”. É como Albert Einstein diz: “Todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ela vai gastar toda a sua vida acreditando que ele é estúpido”.
            E é exatamente isso que o sistema faz, querem avaliar todos na mesma forma sendo que existem particularidades de cada pessoa.


Comentários

  1. Concordo Renan.. mas de maneira lamentavel, os professores da rede de Ensino Pública acabam sendo engessados e se tornam "prisioneiros" do sistema cujo qual estão inseridos.. por mais que tentem de alguma forma mudar o processo avaliativo, não conseguem obtenção no êxito total na extinção desse método avaliativo. Salva-se algumas escolas particulares que impõem o proprio sistema, mas de qualquer modo, o professor ainda é obrigado a se engessar novamente neste outro sistema.. contudo, pela infelicidade de todos, sempre seremos adeptos ao sistema exercido em nossa volta, mas cabe a nós possuir, que seja um pouco, de senso crítico e ter a capacidade de questionar os métodos em que nos propõem, adequando o máximo possível para uma avaliação digna e eficaz de nossos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Juliana Bee RA: D13BDH-5 - Ciências Biológicas

    Muitos alunos infelizmente são como "transistor", acumulam decorebas e depois que as "cospem" em suas avaliações, não vão se recordar novamente.

    Acredito que possamos mudar isso, pelo menos com nossos alunos. Incentiva-los a realmente aprender, estimular e desafiar ao mesmo tempo, fazer com que o aluno esteja disposto a utilizar todo o aprendizado em sua vida, e não apenas decorar para passar de ano.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente esse é o sistema em que vivemos, nós professores que estamos começando agora temos que ter o senso critico, questionando o sistema, os métodos de avaliação e também estimular nossos alunos a estudarem e aprender realmente o que é passado em sala de aula e não ficar apenas na decoreba.

    ResponderExcluir
  4. Gabriel Fernandes
    RA C79EHF3
    Ed física

    O tema abordado pelo Renan condiz com o que reakmerea acontece nas escolas públicas , isso consegui observar dentro da escola na qual fiz o meu estágio , muita das vezes os professores buscam meios alternativos de estarem fazendo suas avaliações , mas o sistema acaba intervindo nisso , onde o professor não tem outra escolha de estar aplicando as avaliações.
    Como nosso amigo Vitor comentou acima salva algumas escolas particulares que acabam impondo suas regras e as vezes alguns professores podem estar fazendo suas avaliações da melhor forma possipos .

    ResponderExcluir
  5. Todos nós temos a consciência que o método de avaliação na educação brasileira continua retrógrado com a aplicação das “temidas provas”, para que seja apresentada as notas para o aluno e a Instituição de ensino. Retrógrado, pois não avalia de fato a aprendizagem.
    Mas não podemos colocar essa culpa exclusivamente no professor, já que há tempos esse sistema de avaliação se faz necessário para uma documentação que este tem que apresentar. Para o aluno é massacrante e opressivo.
    O ideal é que a avaliação ocorra de forma contínua, progressiva e respeite as diferenças para ajudar o aluno nas suas dificuldades.
    Mas minha opinião é que essa avaliação deve estar dentro de um sistema de ensino que realmente funcione e que o aluno não seja um mero acumulador de informações e sim sujeito atuante dentro de sua aprendizagem.

    June Ferraz Musselli
    R.A. C791IE-0

    ResponderExcluir
  6. Conforme dito nos comentários acima, acredito que o problema não está somente em alguns professores no quesito ensinamento, mas no sistema. Nota-se essa falha ao analisarmos a pesquisa do PISA, onde demonstra resultado preocupante de nosso país. O Brasil está abaixo da media a anos. A escola deveria ser local em que além de aprender (não decorar), o aluno se despertasse para assuntos, conteúdos que agregasse a sua vida e formação.
    As avaliações deveriam ser ao longo do ano de forma com que deixe o aluno seguro e se torne algo progressivo. No entanto, não impede de que professore crie métodos para que seus alunos adquiram seu conhecimento e entendimento constantemente. Lembrando que além de aprenderem, estamos formando cidadãos críticos.

    Camila Soares Delvechio

    ResponderExcluir
  7. Existe uma grande crítica do ensino de 50 a 60 anos atrás porque era um ensino mais rígido a grande crítica que se faz é que tudo era uma grande decoreba mas hoje as coisas não mudaram só ficaram menos decorativas Vygotsky diz que o sistema de avaliação do aluno precisa ser individual Ele disse que se o aluno não tiver se alimentado direito no dia dormido direito no dia ou sofrido uma pressão psicológica da família ele não pode ser avaliado naquele dia porque a sua forma de pensar não está 100% para poder ser avaliado hoje nós temos avaliações no ensino superior às vezes de três matérias em um só dia e a crítica vai ficar mesmo para o ensino de 50 a 60 anos atrás ?
    A nossa sociedade está mudando evoluindo e precisamos ter os métodos de avaliação e de sistematização do aluno evoluindo também porque se não teremos um ensino atualizado com o sistema de avaliação arcaico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O filme "A Onda" - uma reflexão pedagógica

Postagem de Rodrigo Marques Filho

Postagem de Isaac Canalli