Postagem Wallace Caldas (2)
Maria Machado Malta Campos, pedagoga, escritora e doutora em Ciência Sociais fala sobre pontos que considera decisivos para o aprimoramento da educação Infantil no Brasil em entrevista a Revista Educação. Entre os pontos destacados estão; a interação dos objetivos educacionais ( incluindo brincadeiras e Inteirações) e o cuidado desde higiênico até a individualidade de cada criança e seu relacionamento com os adultos envolvidos,sendo necessário também o envolvimento frequente da família de crianças entre zero a cinco anos e onze meses. A doutora diz ainda que, não precisamos de mais documentos de orientações pedagógicas para melhorar a Educação no Brasil e sim colocar em prática os que vem sendo produzidos desde a Constituição de 1988, principalmente os da Educação Infantil e que recursos são repassados e o que falta é a chegada onde é realmente necessário.
Deixa claro que é preciso rever a pedagogia aplicada nas instituições infantis e o acesso de todas crianças brasileiras às creches e que, desloque verbas para o que mais necessite, no caso, verba para que a creche consiga atender todos os requisitos das práticas educacionais.Machado se embasa em pesquisas apontando que as famílias esperam que suas crianças saem da dali prontas para entra na escola, socializadas e com certo grau de alfabetização.
Machado termina a entrevista deixando claro o direito à educação que todas as crianças, independente de qualquer coisa, cor, renda e que no caso da Educação Infantil tanto em redes particulares como em públicas ainda se encontram dificuldades e pontos negativos quanto positivos.
http://www.revistaeducacao.com.br/caminhos-para-educacaoinfantil/
Percebemos hoje a falta de estrutura das escolas que oferecem a educação infantil e isso implica diretamente na reprodução de um ambiente favorável e adequado para o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos dessa faixa etária. Em muitas escolas, vemos um ensino mecânico, se ausentando do aspecto lúdico das atividades desenvolvidas com os alunos, impossibilitando que esses atinjam sua totalidade, tanto na área educacional como também na sua interação com os demais elementos presentes em sua rotina. A prática pedagógica deve ser voltada para atender adequadamente esse ciclo de ensino, respeitando suas necessidade e suas capacidades cognitivas.
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