Postagem Wallace Caldas (3)
A Revista Educação traz uma entrevista com Magda Becker Soares, professora, escritora, introdutora no Brasil no conceito de literacy; o letramento, considerada como a maior referência brasileira em alfabetização e que teve como foco o objeto e o sujeito da aprendizagem em seu livro " Alfabetização- A Questão dos Métodos".
Soares fala sobre o seu tempo na alfabetização na escola pública e na universidade, sua preocupação com a fase inicial escolar das crianças, fase que elas encontram muitos problemas de linguagens, e passou seu tempo se dedicando á estudos em relação a aprendizagem da língua escrita pelas crianças, tendo como resultado o livro citado.
Para autora é preciso saber muito mais que os conteúdos das matérias, seja de história para ensinar história, é preciso se preocupar com o desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças, assim como, o processo de aprendizagem da língua escrita para se fazer alfabetização. "O fracasso escolar sempre existiu na educação escolar e não se vence nunca, crianças saiam da escola por causa de repetências e por não saber escrever e ler, situação que ainda continua hoje, muitos saem da escola sem saber ler e a culpa é sempre do pedagogo" ressalta Soares. Seus estudos afirmam que além de ser um problema do pedagogo é também um problema da psicologia, da linguística e de todas as ciências linguísticas.
Entre as várias questões respondidas pela autora a questão sobre os maiores entraves para alfabetização, a autora faz um alerta a pedagogos para a necessidade de se usar vários métodos para alfabetizar, pensando sempre em como ensinar, o que e para quem, e que são necessários alguns anos para se alfabetizar. Métodos construtivistas com o material escrito, com ensino direto, ensino explicito proporcionam as crianças momentos de criação de habilidades, de processos cognitivos que acontecem acompanhando o processo de desenvolvimento da criança sem dar saltos, tendo o pedagogo que acompanhar as hipóteses criadas pelas crianças durante a aprendizagem e sempre incentivando-as as reproduzi-las.
http://www.revistaeducacao.com.br/e-preciso-ter-varios-metodos-para-alfabetizar-afirma-especialista/
Lidianne Santos
ResponderExcluirUm olhar novo para a alfabetização virou imprescindível, pois atualmente encontramos adolescentes prestes a adentrar no ensino médio que não sabem ler, nem escrever, prejudicando a si próprio e aos colegas, já que não conseguem acompanha-los nos conteúdos propostos, e impede até mesmo o professor de educação física a prosseguir com aulas, reforçando o pressuposto e NECESSITANDO que as aulas devem ser somente práticas.
Para não perdermos esse aluno é preciso inovar sim nas aulas, e concordo que deve-se testar mais métodos e analisar qual o mais eficaz, enquanto aos alunos que apresentam dificuldade apesar do grau de escolaridade em que estão, projetos sociais com foco em alfabetização podem ser impostos para o avanço da aprendizagem dos mesmos.