Postagem de Gulhermo Cassanti

O texto é de Rubem Alves para a revista Educação. Ele nos leva a refletir sobre o papel da direção escolar e o quanto a direção pode incentivar ou frustrar os alunos e até mesmo os professores. éÉ uma crítica à burocratização e ao método administrativo de ficar em uma sala assinando papéis e deixando de escutar os alunos. Não se pode tirar a responsabilidade administrativa da direção escolar, porém diretores devem saber e valorizar a importância de escutar os alunos e participar efetivamente do dia a dia. Há momentos em que se deve abrir mão ou buscar uma forma de quebrar o sistema engessado, para que a vivência dos alunos em temas extra classe possam se concretizar. Claro que tudo que ocorre com os alunos sob responsabilidade da escola passa a ser responsabilidade da direção, porém é necessário assumir alguns riscos e, claro, com responsabilidade, encontrar um equilíbrio para que as oportunidades de vivência dos alunos fora da escola também sejam alcançadas.

https://www.revistaeducacao.com.br/diretoras/

Comentários

  1. A parte fundamental de uma escola é o diretor e o coordenador ,são eles que conversam com os pais,com os alunos e professores,e também são eles que incentivam ou que os frustram .
    O professor é peça fundamental na vida do aluno são eles que em alguns casos servem de inspiração e motivação para os alunos.Quando um aluno diz para o seu professor que quando crescer que ser igual a ele,isso o motiva como profissional ,mesmo sabendo que não o seu salário não é um dos maiores ou que,as condições de trabalho vão melhorar algum dia.
    Sabemos que numa escola todos precisam viver em plena comunhão, sabendo que sempre vão existir diferenças .



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  2. A comunicação entre aluno e direção na minha opinião é de fundamental importância por traz o aluno pra mais perto da direção escolar e tornando o convivo e experiência na escola mais satisfatório para o aluno, isso claro se os diretores e condenadores na possuírem uma postura autoritária e sim mais democrática, explicando para os alunos seus direitos e deveres e que muitas vezes a decisão esta acima do poder do diretor, dessa maneira a escola conseguem também, contribui para que o aluno entenda e aprenda a exercer sua cidadania, devemos também levar em consideração que por conta da parte burocrática o diretor não consiga atender todos os alunos, e uma maneira de solucionar esse problema são os grêmios estudantis, que muitas escola já utiliza, o grêmio estudantil é um facilitador na comunicação entre alunos e direção. outra maneira de ouvir os alunos de uma maneira que otimize o tempo e realizar assembleias para ouvir os alunos e trazer uma melhora para toda a escola. lembrando que essa assembleia pode ser realizado a cada inicio de bimestre ou semestre.

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  3. Ao chegar na direção, muitos diretores se esquecem do dia dia da sala aula e iniciam uma caminhada política em favor a seu cargo.
    Passa-se a olhar a escolar com números,interesses e vontades particulares, metas a se atingir, planilhas de gastos, salários a pagar e muitas outras variares administrativas.
    Acontece que a escola só existe por causa dos alunos, e colocar essa informação como ultima variável só faz a educação retroceder. Manter a escola sempre parecida, com métodos educacionais iguais ao do passado, vão piorar a qualidade de ensino para com essa geração atual que anseia por novas formas de aprender e não só decorar.

    Caio Vinicius Watzeck Ciavareli

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