Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com "A Onda", mas aí já é tarde demais (Do site Adoro Cinema). No Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=QBKEi8qamKM Ontem assistimos a A Onda, um filme baseado em fatos reais. O objetivo foi refletir sobre a importância da escolha de mé...
Um dos pontos que quero ressaltar dessa matéria, é a parte do BARULHO que em quase todas as vezes que conversei com professores, julgam ser o prejudicial da sala de aula, porém quando o mesmo decide por castigar a turma por conta de barulho ou algo do tipo, ele renuncia qualquer forma de liderança dentro da sala de aula e acaba por dificultar a formação de um clima propício à aprendizagem. Uma classe que se comporta com total rigidez, com disciplina militar, não pode ser usada como modelo a ser alcançado a qualquer custo. O aluno não pode ser encarado como sendo somente um mero ouvinte no processo de aprendizagem, o conhecimento vai muito além: requer uma troca de idéias, debates, trabalho cooperativo por parte do aluno.
ResponderExcluirE preciso sempre ter em mente que o diálogo é a solução para os problemas em sala de aula. E fundamental para o bom desempenho do aluno que haja uma boa relação entre corpo docente e família, tendo uma sintonia e um padrão de cobranças sobre determinadas circunstâncias.
ResponderExcluirO professor deve transmitir e tornar a sala de aula um lugar de confiança, para que o aluno torna-se interessado nas aulas, ou ate mesmo na escola. Quando existe esse tipo de sentimento em sala os alunos apresentam mais vontade em aprender e os professores Mais motivação de ensinar, Reciprocidade.
Eu concordo com esse texto e muitas dessas dicas eu estou conseguindo observar no Estágio, como por exemplo, o professor logo no ínicio da aula, apresenta como vai acontecer a aula naquele dia, qual o conteúdo abordado, se vai ter atividades para serem desenvolvidas ou não; e também alunos que tem um maior desempenho na matéria, passando nas mesas dos colegas oferecendo ajuda.
ResponderExcluirAcredito que essas dicas se colocadas em prática, com certeza dará ótimos resultados, principalmente para docentes formados recentemente.
Thays
O professor atua como o comandante do navio para as ilhas de saberes que o aluno deve alcançar.O cenário ideal para alcançar os objetivos educacionais dos docentes para com os alunos tem se mostrado muito distante, dessa maneira se faz necessário o uso de diversas técnicas para conseguir a atenção e motivação dos alunos dentro das salas de aula.Cada aluno possui potenciais, que o professor deve usar da sua criatividade para desenvolver
ResponderExcluirA falta de disciplina dos alunos dentro da sala de aula é muito comum nas escolas, e infelizmente a maioria dos professores não conseguem controlar a sala. É nítido o quanto o professor é cobrado, e colocado como protagonista dentro de sala, afinal espera- se que seja ele quem resolva todos os problemas, que seja ele quem elabore projetos de melhorias e tudo mais.
ResponderExcluirMas oque mais me incomoda é que apesar do professor se esforçar e dar o melhor de si, ele não é valorizado, justamente por grande maioria dos alunos serem Desinteressados.
Eu acredito que para ter um bom andamento da aula e conseguir cativar os alunos é necessário muita comunicação e dialogo entre o professor e seus alunos, saber a opinião deles também é de extrema importância, ter um planejamento das aulas e buscar sempre inovar, sair um pouco da rotina durante as aulas.
ResponderExcluir