Postagem de Vitória Moura
Esta matéria mostra como a educação brasileira lida com a inclusão de pessoas com deficiências e como as escolas em geral, tanto públicas quanto particulares, lidam com as estruturas físicas e didáticas para incluir essas pessoas. Dados mostram que apesar de números baixos, há uma evolução significativa. O número de matrículas de Educação Especial em escolas regulares passou de 195.370, em 2004, para 796.486, em 2016. “É possível dizer que o aumento do número de estudantes com deficiências nas escolas pode ser uma das principais causas do aumento do número de escolas acessíveis”, diz Lailla Micas.
De acordo com Micas, assistente de formação do Instituto Rodrigo Mendes, dificilmente as escolas estão completamente preparadas antes de receber seus primeiros alunos com deficiência. “É a vivência com estudantes com deficiência que possibilita às escolas se adaptarem para eliminar essas barreiras arquitetônicas, atitudinais, comunicacionais ou outras, garantindo a constante busca por uma educação inclusiva e de qualidade para todos”, diz.
https://gestaoescolar.org.br/co
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