Postagem de Wilbson Freire
Na aula de ontem, debatemos sobre o multiculturalismo, e foi por isso que eu optei por esta pesquisa: o bullying. Há pouco mais de 10 anos, já tínhamos a criação de leis que seguiam o objetivo de banir ou minimizar o BULLYING das escolas
brasileiras.
Na Lei: LEI Nº 14.957, DE 16 DE JULHO DE 2009; há 10 anos atrás já notava-se a falta
de respeito e opressão de alunos para com alunos e até mesmo alunos para com professores,.
A palavra BULLYING vem de BULLY (VALENTÃO em Inglês), mas subentende-se que há também opressão, segregação. Isso não pode ser permitido em ambiente algum, muito menos
em ambiente escolar, salas de aula. Tenho ciência de que mesmo com a criação de leis, 10 anos depois não se mudou muita coisa. Há uma resistência muito grande, e quando falamos de Bullying dentro das escolas, vemos cara de paisagem, e pessoas falando que
isso não acontece.
A lei criada em 2009 tinha como objetivos:
- Prevenção do Bullying
- Capacitar docentes, a equipe pedagógica.
- Orientar
- Envolvimento das famílias.
Portanto vemos que mais uma vez no papel está tudo lindo, mas sabemos que isso não acontece de fato, e cabe a nós professores em formação seguirmos com esse trabalho de formiguinha
e moldar os nossos alunos para que a Educação nas Escolas melhore.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/lei-anti-bullying-no-brasil/31936
Seria muito fácil pedir que os que sofrem esse tipo de preconceito, jogasse para de baixo do tapete e fingir que nada esta acontecendo ...isso não ajudaria as vítimas a sair e superar esse desafio, nem aos que comentem a perceber o quanto esse comportamento é grave.
ResponderExcluirMuito pelo contrário, a tendência da negação dos problema tens e a sempre piorar piorar as perspectivas consequências mais tardias, mentes doentes e contaminados, adultos agressivos e com baixa autoestima, podendo levar em consideração nos casos mais graves, até mesmo em suicídio.
Por isso, é tão importante o papel de todos contra esse tipo de ato, incluindo escola e família, unindo forcas para combater e acabar de vez com grave e alarmante bullying nas escolas e comunidades.
Nós sabemos que o Bullying é uma realidade existente em todas as escolas, porém acredito que esse assunto não é tratado da forma que deveria ser, pois é um assunto muito sério e que exige muita atenção, pois com uma palavra você pode ajudar ou piorar alguém que sofre com isso.
ResponderExcluirUma solução seria trazer mais informações para a escola como palestras, para mostrar que eles precisam ter empatia com o próximo.
Comentário acima: Thays
ResponderExcluirAs pessoas que sofrem com o Bullying, geralmente tendem a ficar isoladas, caladas e ansiosas, e essas são características que nós adultos, precisamos nos atentar, justamente para identificar o problema e tentar resolver da melhor forma possível, trazendo conforto e segurança a essa criança ou adolescente. Promover ações de conscientização contra a prática do bullying, é de extrema importância , afinal pode contribuir para a formação de indivíduos mais conscientes e respeitosos quanto ao sentindo e bem estar do próximo.
ResponderExcluir