Postagem Érika Silva
O texto a seguir apresenta a implementação das mudanças à reforma do ensino médio. Um dos aspectos que quero dar ênfase são as disciplinas optativas. Devemos sempre lembrar o quão importante cada uma
é, tanto quanto as outras, para a formação do ser humano.
“Antes de uma criança começar a falar, ela canta. No momento que consegue ficar de pé, ela dança. Antes de escrever, ela anda e corre. Talvez o problema não seja a disciplina de educação física e todas
as outras e sim a falta das mesmas.”
Às formas na qual estão impondo como ensinar é oque ensinar na reforma, tira o direito de pensar é escolher, no momento que escolhe pelo aluno quais caminho a seguir,tiram deles qualquer chance de procurar aquilo que mais lhe dá prazer em fazer, para que não apenas escolha algo prá sua vida apenas pelo dinheiro mais sim, pelo prazer em fazer o que gosta.
ResponderExcluirConcordo com a reforma, os alunos que irão iniciar o ensino médio já possuem capacidade suficiente para decidir qual área irá seguir na carreira profissional. Se não for a escola que vai preparar o aluno para o mercado de trabalho (no ensino médio), quem vai?
ResponderExcluirEstou de acordo com João Batista Oliveira, ele não concorda com a mistura do ensino acadêmico com o profissional. Segundo Oliveira 'Na escola, objetivo não é preparar para o mercado de trabalho, mas sim para os próximos anos no colégio ou faculdade". O objetivo da escola é garantir que os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários como capacidades críticas e reflexivas, conteúdos que os alunos possam compreender sua importância na sociedade. E a partir disso, se ingressar em uma escola técnica ou faculdade que irá preparar esses alunos para o mercado de trabalho.
ResponderExcluirEu concordo com a opinião do presidente do Instituto Alfa e Beto (IAB), João Batista Oliveira, pois a reforma do ensino médio é uma decisão de grande importância e é sim necessário ter mais discussão e debates e analise a respeito desta proposta.
ResponderExcluirConcordo com os comentários dos colegas, se não estiver errado algumas dessas propostas já caíram, acredito que primeiro temos que olhar para a base anos iniciais. a educação do Brasil foi feita para que os menos favorecidos economicamente não tenham acesso a faculdade, e essa ideia de reforma só confirma isso, ensino técnico colocando os jovens para trabalhar, os que conseguem ingressar numa faculdade geralmente são em faculdades particulares, as universidades públicas são ocupadas por maioria de alunos de alta renda, oriundos de escolas particulares.
ResponderExcluirExistem as exceções que são poucas, e concordado com todos pra uma reforma é preciso mais debate.
E necessario muito debate e entender melhor como vai funcionar de fato as opções de curso se a escola que o aluno tiver matriculado não oferecer o curso que ele deseja ele vai poder pedir transferência para uma escola que tenha. Não sou as favor de ter materias optativas como citado na reportagem, pois acredito que todas tem um papel fundamental na formação integral do aluno, creio que o que deveria ser optativa e o curso tecnico pois ficaria a criterio do aluno se ele quer ja entrar para o mercado de trabalho ou se quer focar para um ensino superior, outro ponto que vale ressaltar e a questão do periodo integral, pois acredito que é de conhecimento de todos que muitos alunos precisam trabalhar para ajudar na renda familiar, como vai ficar a situação desse aluno caso ele começe a estudar em tempo integral, pois sabemos que deixando de trabalhar para estudar periodo integral, havera um impacto na familia desse jovem.
ResponderExcluirAcredito que este seja um ponto interessante a ser considerado, porem seria esse mesmo o grande objetivo da escola, a simples formação do individuo para o mercado de trabalho ( falando especificamente do ensino médio nesse caso). Com certeza grande influência vem do meio educacional, sobretudo acredito que o principal papel da escola quanto ferramenta de aprendizagem, é o desenvolvimento da autonomia para que o aluno saiba seu papel na sociedade quanto cidadão principalmente. Como pode a escola preparar o individuo para o mercado de trabalho sem ao menos saber como o mesmo funciona, ou quais áreas de fato os interessam. Acredito que o aluno deve ser observador e conhecedor das mais variadas áreas sem restrição de algumas, ou opções especificas de outras................para saber a verdadeira direção a ser escolhida várias devem feitas, e a escola garante grande parte dessa orientação em busca de autonomia.
ResponderExcluirDe fato esse é um tema que precisa ser bem mais esclarecido e dialogado com a população. Deve ser explicado para os principais interessados sobre o assunto o que ira mudar e qual a opinião da sociedade sobre este assunto.
ResponderExcluirEm minha opinião a educação tem muito que melhorar nas escolas, primeiro é preciso fazer esse plano de ensino utilizado hoje em dia funcionar, fazer com que os alunos consigam um melhor aproveitamento do que é ensinado, para depois começar a implementar outros métodos de ensino como forma de teste sempre levando em conta o que seria melhor para a população. Se o resultado dessa fase de teste for satisfatório e atender as necessidades poderá começar e ser implantado. Lembrando que sempre devemos agregar mais conhecimento e mais ferramentas para melhorar o ensino e não tirar algumas disciplinas que no meu ver são de extrema importância para a formação do individuo.
Alessandro dos Santos Toledo Piza