Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com "A Onda", mas aí já é tarde demais (Do site Adoro Cinema). No Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=QBKEi8qamKM Ontem assistimos a A Onda, um filme baseado em fatos reais. O objetivo foi refletir sobre a importância da escolha de mé...
Eu gostei muito do texto pois a matemática realmente é o terror para muitos alunos, mas não é da matéria em si que estou falando e sim da metodologia de ensino do professor, que trabalha a individualidade de cada aluno, da para perceber nos depoimentos dos alunos que eles gostam bastante desse método, e as crianças vão animadas para a escola fora de um dia letivo normal, aos sábados, para aprender, mas aprender de uma forma que prende a atenção deles, como os jogos com equações como citados no texto.
ResponderExcluirDa para perceber também, a vivência do professor, que diz que não quer que a escola seja um fator agravante de muitos problemas que os jovens estão desenvolvendo, mas que a escola os ajudem de fato.
Thays.
É de extrema importância Professor de matemática com esse comprometimento de ensinar e promover prazer de conhecimento aos alunos, hoje em dia grande partes dos educadores não estão importando na aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos, e esse Professor mostra que podemos dar didáticas diferentes para ensinar, mesmo através de todas as dificuldades no âmbito educacional.
ResponderExcluirMatéria importantíssima pois disprrra o real intrrrssr dr cada aluno
ResponderExcluirVejo na escola onde eu estou estagiando, que os alunos tem grande dificuldade em matemática, sendo esta uma das matérias onde a nota mais decai. Muito legal o jeito com que este professor aborda a matemática com relação ao aluno, como ele mesmo diz no trecho da reportagem:
ResponderExcluir"Quando você ressignifica matemática, você trabalha matemática de maneira que ela faça sentido na vida da gente..."
Muito bom!
São destes tipos de professores que precisamos. trabalhando com amor a profissão é fazendo a diferença na vida de seus alunos, assim como a matemática, qualquer outra matéria pode ser dada de forma lúdica, basta acreditar que é possível, arregaçar às mangas é estudar novos meios de trazer a teoria pra prática.
ResponderExcluirÉ muito importante ter em nossas escolas professores que incentivem nossos alunos e que façam a diferença, e é interessante que em uma matéria que realmente é um terror para muitos este professor conseguiu com que seus alunos goste da matéria e ainda irem além pois ganharam muitos prêmios.
ResponderExcluirEssa reportagem reforçou ainda mais tudo aquilo que vínhamos retratando que nós professores, temos que transformar a matéria em algo mais legal e prazeroso e seduzir o aluno aprender se divertindo, feliz, com empolgação, independente de qual matéria. Depois de conseguir seduzir esses jovens, as aulas começam a ficar mais interessante para todos, e assim como no caso da reportagem, as premiações, reconhecimento e etc, começam a parecer naturalmente.
ResponderExcluirA grande dificuldade de levar as aulas lúdicas para a sala tem muito haver com o sistema que é exigido nas escolas, que durante muito tempo coube ficar sentados em suas carteiras, obedientes, silenciosos e quieto... pois acreditam que era o correto para uma aprendizagem de qualidade.“Primeiro o dever, depois o prazer” isso já é ultrapassado pois devemos levar em consideração o que esse professor esta faZendo, em momento algum deixo de exercer seu papel de ensinar e passar corretamente com máxima qualidade seus conteúdos determinados.
Amei o texto, e eu mesma sou uma prova do quanto é importante esse diferencial do professor em aula. Nunca gostei de história, consequentemente, não conseguia entender, aprender, eu apenas decorava as matérias para as provas, porém no meu último ano de escola tive um professor que mudou esse meu pensamento, e tudo o que sei de história até hoje é graças a ele, suas aulas eram debatidas com todos, ele não ia para a sala apenas passar conteúdos regrados, ele saia de fim de semana às vezes com uma turminha da escola e sempre que podia encaixava algo da aula, algo da história, e isto fez todo o diferencial. Uma aula criativa vai motivar o aluno, e um aluno motivado vai desejar e buscar aprender. O professor que adota em sua metodologia um instrumento criativo para desenvolver os seus conteúdos estará criando, automaticamente, um agente motivador que fará com que a aprendizagem seja conduzida e encarada como uma meta a ser conquistada na busca de um prêmio, o aprendizado.
ResponderExcluirAcredito que seja primordial que nas escolas tenha professores que incentivem os alunos para crescimento cognitivo, alem da criatividade colocada do professor para o aluno que atrai o gosto pelo aprender e se desenvolver.
ResponderExcluir-Gabrielli Martinazzo