Postagem de Viviane Araújo

O texto sobre a proposta do ensino de libras obrigatório nas escolas públicas visa mostrar o impacto positivo e a importância da proposta da Lei 2040/11.
Possibilidades e oportunidades começam a abraçar o que denominamos inclusão social. Dar acesso à educação é mais que possibilitar o conhecimento, é formar cidadãos completos independentemente de qualquer diversidade que exista!

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A inclusão permite a convívio dos alunos, desta forma a escola cria um espaço de socialização, construção de novas identidades, respeito e acesso ao novo conhecimento. Acredito que com a introdução de libras nas escolas a criança com deficiência, será preparado para a vida e que possa no futuro trabalhar e ter seu papel na sociedade, assim como os demais alunos.

    ResponderExcluir
  3. A inclusão permite a convívio dos alunos, desta forma a escola cria um espaço de socialização, construção de novas identidades, respeito e acesso ao novo conhecimento. Acredito que com a introdução de libras nas escolas a criança com deficiência, será preparado para a vida e que possa no futuro trabalhar e ter seu papel na sociedade, assim como os demais alunos.

    ResponderExcluir
  4. É muito importante a presença de um professor que saiba a língua de libras dentro de uma sala de aula, tanto para o ensino e aprendizagem de um aluno com deficiência visual, até porque esse aluno precisa ser inserido nesse grupo, e também para que os outro alunos possam se aproximar dessa criança e mostrar que quer ajudar e aprender como se comunicar com aquele aluno portador de DFV.

    ResponderExcluir
  5. Quanto a isso deve ser visto com muito bons olhos essa implementação na grade curricular obrigatória, pois formaliza As libras, facilitam para a população surdos/ mudos... que hoje no Brasil e de uma grande escalão, fazendo com que essas pessoas se sintam mais familiarizados com as pessoas em seu redor, sem contar que o diálogo entre as mesma , com seus familiares e a sociedade no geral será praticada de uma forma padrão, facilitam o entendimento de quem vir a aprender.

    ResponderExcluir
  6. Julgo ser de extrema importância a inserção da língua de sinais como disciplina obrigatória nas escolas, justamente por possibilitar que os alunos ouvintes, consigam aprender a comunicar- se com os colegas portadores da deficiência, o que consequentemente gera a inclusão do individuo surdo no ambiente escolar e na sociedade, contribuindo para o melhor desempenho desenvolvimento do mesmo. Tornar o idioma obrigatório nas instituições de ensino é disponibilizar uma educação mais ampla e conceitual, além de quebrar o paradigma de que os mesmos não possuem a mesma capacidade física ou intelectual.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O filme "A Onda" - uma reflexão pedagógica

Postagem Adélson Silva (3)

Postagem de Rodrigo Marques Filho