Postagem Pedro Henrique Bernardes (1)


Educação física escolar e gênero
 Diferentes maneiras de participar das aulas

O vídeo traz uma entrevista do programa Pesquisa em pauta com a professa de educação física Juliana Fagundes Jacó que realizou a pesquisa Educação física escolar e gênero - diferentes maneiras de participar das aulas.

A pesquisa foi realizada em quatro turmas de oitavo ano de duas escolas publicas de Campinas.
Os alunos na escola passam na maioria de seu tempo sentados, onde seu corpo tem pouca expressão, e quando entra em contato com a disciplina de educação física a ordem inverte, o corpo é o centro da atenção, ou seja o aluno de alguma forma fica em evidencia, pois as atividades físicas necessitam de sua participação mesmo que seja de forma discreta, mas o manifestação motora ocorrerá. Sendo que isso para alguns se torna constrangedor.
Neste vídeo identificamos que a maioria dos alunos que tentam se “esconder” são do sexo feminino, elas vão desenvolvendo estratégias como dizer que estão com alguma enfermidade, que precisam ir embora porque tem compromisso e muitas vezes ficam no canto da quadra tentando mostrar para o professor que elas estão presentes.
Dentro dessas informações os professores precisam desenvolver estratégias para atrair às meninas a atividade, oferecendo a oportunidade para elas se sentirem bem nas interagindo com o restante do grupo, independente de suas capacidades.

Comentários

  1. Lidianne Santos
    É preciso descobrir o porquê os alunos, principalmente as meninas não participam das aulas e criar estratégias pedagógicas para inibir a auto exclusão e amenizar ao menos, os fatores contribuintes para a não participação como, por exemplo; a vergonha, o medo de errar, o medo de se machucar e etc...

    ResponderExcluir
  2. Olá Pessoas, com base na postagem do amigo Pedro é o grande desafio para inclusão das alunas de 8ª e 9º serie, qual seria e receita de bolo a ser seguida? realmente não existe receita vai depender da habilidade do professor, do individuo e do ambiente, mas lembrando que o grande percursor das aulas darem certo é do professor, tem que ter aulas mais atrativas com a linguagem dos alunos, olha uma ideia que talvez funcionaria no primeiro dia de aula você solicitar aos alunos para descreverem em um papel uma atividade esportiva se gosta ou pratica se não gosta porque, um hobby nas horas vagas e qual seria aula ideal de educação física, poderia dar certo ou não tudo é uma variável.
    att.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O filme "A Onda" - uma reflexão pedagógica

Postagem de Rodrigo Marques Filho

Postagem de Isaac Canalli