Postagem Pedro Henrique Bernardes (1)
Educação
física escolar e gênero
Diferentes maneiras de participar das aulas
O vídeo traz uma entrevista do programa
Pesquisa em pauta com a professa de educação física Juliana Fagundes Jacó que
realizou a pesquisa Educação física escolar e gênero - diferentes maneiras de participar das
aulas.
A
pesquisa foi realizada em quatro turmas de oitavo ano de duas escolas publicas
de Campinas.
Os
alunos na escola passam na maioria de seu tempo sentados, onde seu corpo tem
pouca expressão, e quando entra em contato com a disciplina de educação física
a ordem inverte, o corpo é o centro da atenção, ou seja o aluno de alguma forma
fica em evidencia, pois as atividades físicas necessitam de sua participação
mesmo que seja de forma discreta, mas o manifestação motora ocorrerá. Sendo que
isso para alguns se torna constrangedor.
Neste
vídeo identificamos que a maioria dos alunos que tentam se “esconder” são do
sexo feminino, elas vão desenvolvendo estratégias como dizer que estão com
alguma enfermidade, que precisam ir embora porque tem compromisso e muitas
vezes ficam no canto da quadra tentando mostrar para o professor que elas estão
presentes.
Dentro
dessas informações os professores precisam desenvolver estratégias para atrair
às meninas a atividade, oferecendo a oportunidade para elas se sentirem bem nas
interagindo com o restante do grupo, independente de suas capacidades.
Lidianne Santos
ResponderExcluirÉ preciso descobrir o porquê os alunos, principalmente as meninas não participam das aulas e criar estratégias pedagógicas para inibir a auto exclusão e amenizar ao menos, os fatores contribuintes para a não participação como, por exemplo; a vergonha, o medo de errar, o medo de se machucar e etc...
Olá Pessoas, com base na postagem do amigo Pedro é o grande desafio para inclusão das alunas de 8ª e 9º serie, qual seria e receita de bolo a ser seguida? realmente não existe receita vai depender da habilidade do professor, do individuo e do ambiente, mas lembrando que o grande percursor das aulas darem certo é do professor, tem que ter aulas mais atrativas com a linguagem dos alunos, olha uma ideia que talvez funcionaria no primeiro dia de aula você solicitar aos alunos para descreverem em um papel uma atividade esportiva se gosta ou pratica se não gosta porque, um hobby nas horas vagas e qual seria aula ideal de educação física, poderia dar certo ou não tudo é uma variável.
ResponderExcluiratt.